TENTE ENCARAR o trabalho como missão ou instrumento para o bem estar coletivo. Por menos gratificante que seja sua função, não deve ser visto apenas como um meio de sobrevivência.
IDENTIFIQUE seus dons, habilidades e sonhos. O autoconhecimento é fundamental e ter a consciência de que você é a pessoa certa no lugar encurta o caminho até a realização. A competência tem relação direta com o prazer, portanto, avalie se sua função preenche suas necessidades de satisfação pessoal. se não, é hora de começar a pensar em mudar de emprego ou de profissão.
COMPREENDA as diferenças. Enxergar os pontos positivos das pessoas e exercitar a capacidade de perdoar é muito importante para evitar atritos e desgastes desnecessários.
APRENDA com a diversidade. Formação cultural, idade ou nível social variam de pessoa para pessoa, mas essas diferenças devem ser feitas como possibilidade de enriquecimento. Tente se abrir para aprender.
CONFIE no seu potencial. Muitas pessoas perdem grandes oportunidades por não apostarem em si mesmas.
VIVA o aqui e o agora. É importante estar sempre focado no presente e fazer todas as coisas como se fosse a primeira vez. Isso traz motivação e conexão com o foco.
BUSQUE o equilíbrio entre trabalho, família e espiritualidade. Não despreze nenhuma área de sua vida. Todas elassãoimportantes e devem ser vivenciadas com qualidade e dedicação.
EXERCITE o afeto e a gentileza com chefes e colegas. Um sorriso ou gestos atenciosos, muitas vezes são suficientes para tornar as relações mais amistosas e produtivas. Seja como um ponto de luz em seu ambiente de trabalho e não deixe que as agruras o apaguem.
PARA TORNAR o ambiente de trabalho mais saudável, as empresas podem estabelecer ações como a celebração de aniversários; criação do programa Gentileza Secreta( uns presenteiam os outros durante todo o ano, sem se identificar, com base em uma lista que inclui, por exemplo, a cor preferida da pessoa, a flor, o doce que ela mais gosta, o hobby etc. No fim do ano, o autor da gentileza se revela e fica sendo o “mentor de gentileza” daquele que foi alvo de suas ações); de surpresas gentis( cada funcionário elege uma pessoa da empresa para o ser o alvo de suas gentilezas); criação de uma urna para colocar agradecimentos, elogios etc; instalação de uma placa na entrada da empresa dizendo que ela promove atos de gentileza; incentivo e permissão para que as pessoas plantem e cuidem do que plantaram; criação de um mural para colecionar e divulgar histórias gentis; incentivo ao voluntariado; criação do passe da gentileza (oferecer ao funcionário que se esforçou a possibilidade de sair mais cedo ou de ganhar uma folga, por exemplo); incentivo à prática de gentilezas cotidianas como mensagens, agradecimentos, compartilhamento de boas notícias, elogio, oferecimento de ajuda a quem está sobrecarregado etc.