Revista O Empresário / Número 148 · Novembro de 2010
Seu currículo é ótimo, suas referências são altamente elogiosas e a entrevista foi tranquila e, mesmo assim, você não conseguiu o emprego. O problema pode estar na web.
Será que eles viram aquela sua foto no Facebook ou no Orkut dançando sobre a mesa? Descobriram que você está devendo há seis meses? Talvez você nunca fique sabendo, mas verificações de antecedentes podem destruir uma candidatura.
Em um mundo rico em dados, a pessoa com menos situações embaraçosas pode ter vantagem na disputa por uma vaga. Há poucas pesquisas sérias sobre como os gerentes de contratação usam a internet para vetar candidatos, mas é possível supor que eles ao menos o estão olhando em mecanismos de busca.
Portanto, seja esperto e verifique os resultados de uma busca rápida de seu nome. É muito difícil remover qualquer coisa questionável a seu respeito de um mecanismo de busca, mas você pode ao menos colocá-la numa posição mais baixa com a adição de entradas positivas. Acrescentar essas entradas podem também ajudar pessoas com pouca ou nenhuma presença online, já que isso pode ser considerado estranho hoje em dia.