Revista O Empresário / Número 148 · Novembro de 2010
Quase metade das fraudes com cartões de crédito no Brasil ocorre em compras feitas pela internet ou por telefone – o dobro do percentual de dez anos atrás, quando os grandes problemas eram o roubo e a clonagem de cartões. É o que mostram números inéditos divulgados pela bandeira Visa. “Os crimes virtuais crescem a cada ano e são os que mais nos preocupam”, diz Ellen Richey, vice-presidente de risco Visa.
Uma explicação óbvia para o fenômeno é o aumento das compras pela internet. Outra é o surgimento dos cartões com chip, que exige que o consumidor digite uma senha para concluir suas compras em lojas e restaurantes e, por isso, dificultam as fraudes. “Isso fez os criminosos mudarem de meio”, diz Ellen. Como se proteger? Os conselhos dos especialistas são elementares: comprar em sites de grandes redes, que geralmente adotam sistemas mais rígidos de segurança, e não passar o número do cartão a qualquer um - inclusive aos remetentes daqueles inúmeros e-mails vindos em nome de bancos e bandeiras de cartões.