Revista O Empresário / Número 148 · Novembro de 2010
O que é ruim para os ouvidos pode fazer mal ao coração. Segundo estudo, pessoas que trabalham em lugares ruidosos há pelo menos um ano e meio, tem três vezes mais chance de sofrer um grave problema cardíaco do que quem trabalha em ambientes silenciosos.
Os pesquisadores da Universidade de Bristish Columbia, nos EUA, examinaram, entre 1999 e 2004, mais de 6. 000 pessoas com mais de 20 anos de idade.
Os participantes foram solicitados a classificar o nível de barulho nos seus locais de trabalho e há quanto tempo estavam expostos a ele.
Após o cruzamento de dados, os pesquisadores concluíram que quem trabalhava em locais mais barulhentos tinha até três vezes mais chance de ter um ataque cardíaco ou dores no peito.
Segundo o cardiologista Carlos Alberto Pastore, do Incor, trabalhar sob constante ruído facilita a liberação de hormônios relacionados com o estresse: a adrenalina e o cortisol. “O gatilho que acelera o processo inflamatório das artérias é o estresse”.
No entanto, para o médico, o estresse só é um problema quando passa a ser constante. Nesse caso, o estresse excessivo deve ser considerado um fator de risco como qualquer outro.
“Tudo aquilo que está relacionado à esfera emocional é um problema de saúde tão grave quanto o colesterol.