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Revista O Empresário / Número 147 · Outubro de 2010



O que uma pessoa precisa ser, ter e fazer para começar a trabalhar com venda direta.

Ser sociável. Ser do tipo “popular” é um bom começo. Se você é tímido, não gosta de conversar ou não se interessa por conhecer gente nova, a venda direta não é a sua praia.

Filiar-se a uma empresa conhecida. Não tente comprar produtos por conta própria para oferecê-los de porta em porta: você vai perder dinheiro. Uma marca conhecida é essencial para conquistar clientes. Além disso, as empresas da área oferecem treinamento.

Gostar de ouvir os outros. Não adianta ser bem-falante e comunicativo, mas autocentrado. Quem não tiver interesse genuíno no cliente, será vendedor “mala”, do tipo que quer empurrar produtos a qualquer preço.

Aceitar a rejeição. Por alto, 70% das pessoas abordadas por um vendedor vão recusar suas primeiras sugestões. Aqueles que desanimam ou irritam com resistência não têm jeito para a coisa.

Ter iniciativa. O vendedor de sucesso não fica esperando que os clientes o procurem: telefona para eles sempre que novos produtos são lançados.

Ser persistente. Não imagine que o negócio de vendas diretas vá substituir seu emprego já nos primeiros meses. É preciso um trabalho lento e constante para construir uma boa rede de clientes.

Ser bom planejador. Lembre-se de que você vai estar por conta própria, sem chefe para cobrar-lhe o trabalho. É preciso que saiba estabelecer metas - e que se dedique a cumpri-las. Por exemplo: dobrar as vendas em um ano.

Fontes: Paulo Quaglia, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, Charles John Szulcsewki, coordenador da área de vendas da ESPM, e revendedores de empresas.
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