Revista O Empresário / Número 147 · Outubro de 2010
O Americano Robert Kiyosaki é um fenônemo literário mundial.
Autor de “Pai rico, Pai pobre”, que vendeu mais de 16 milhões de exemplares no mundo.
Seus livros buscam enfatizar a importância de adquirir educação financeira e buscar a independência econômica. Por que as escolas não ensinam crianças e jovens a lidarem com o dinheiro?
Robert Kiyosaki: As escolas não dão orientação sobre educação financeira porque, no fundo, o sistema quer que os alunos trabalhem em um emprego e tenham uma carreira sólida, que paguem impostos e contribuam para a seguridade social. Ou seja, a pessoa é criada com a cabeça de alguém que vai trabalhar pelo dinheiro e pagar impostos para o governo.
Se as escolas não ensinam, qual é a melhor forma de ensinar aos filho educação financeira?
Kiyosaki: Os pais têm de estimular a mente das crianças e jovens do mundo lúdico, com jogos que as façam pensar em modos de ganharem em dinheiro para comprarem coisas de que gostam. Esses jogos passam a fazer com que os filhos comecem a perceber que podem fazer dinheiro por eles próprios. É isso que eu chamo de fazer o dinheiro trabalhar para você - e assim eles podem adquirir a independência financeira. É fundamental que as crianças aprendam sobre dinheiro errado. Só com os erros elas aprenderão. Nas escolas, o erro é recriminado. Na educação financeira pode-se aprender a partir dos erros. Jogos podem fazer mais para os filhos do que ficar falando horas sobre o tema. Mas é preciso ter em mente que as crianças busquem aprender formas de ganharem dinheiro por elas próprias, para satisfazerem seus gostos e vontades.
O que é mais importante para os filhos aprenderem a poupar para o futuro ou não ser escravos do dinheiro?
Kiyosaki: Eu costumo dizer nos meus livros que as pessoas que poupam dinheiro, na verdade, não são exemplos, são, fracassadas. A questão não é trabalhar quarenta anos em um lugar, ser empregado e ficar poupando. Elas irão trabalhar pelo dinheiro, terão dificuldades e quando chegar na hora de se aposentarem, poderão ter dificuldades para receber o dinheiro, por que o sistema de seguridade nacional é um problema em dezenas de países. A questão, então, é investir sabiamente o dinheiro, ter educação financeira para obter independência financeira.