Revista O Empresário / Número 147 · Outubro de 2010
COMPETÊNCIAS
Aconselhar
Saber receber e dar conselhos. Colaboradores sentem necessidade de falar sobre os seus problemas profissionais e pessoais.
Administrar conflitos
Ouvir e fazer críticas; corrigir colaboradores, administrar desacordos, intermediar disputas.
Corrigir e criticar
Nunca o faça frente dos outros, mas sempre a sós com o colaborador.
Dar ordens
A ordem deve ser justa, clara, objetiva, personalizada e deve passar certeza, sem ameaça de contra-ordem.
Enfrentar emergências
Treine seu pessoal e tome constantemente medidas programadas para enfrentar imprevistos.
Negociar
É uma atividade que deve ser conduzida pela razão. E ser metódico e paciente ajuda muito mais do que ser agressivo.
Escutar - não faça anotações enquanto a pessoa fala; respeite o silêncio entre as frases; tente olhar nos olhos das pessoa.
Participar de reuniões
Faça com que o tempo e o esforço dedicado sejam produtivos; seja imparcial, trate a todos com igualdade; não conteste.
Tomar decisões
Essa é uma parte integrante da função dos gerentes; para tanto, use sua capacidade de julgar; saiba ver as coisas com objetividade e imagine como devem ficar, sua capacidade criativa.