Revista O Empresário / Número 147 · Outubro de 2010
O que fazer para não perder oportunidades de vender até o Natal e poder estourar champanhe para comemorar os resultados no fim de ano?
=>Vamos circular No varejo, quanto mais o cliente percorrer os corredores, maior a chance de que acabe comprando alguma coisa. Por isso, é bom que produtos em oferta fiquem no fundo, mais distantes da entrada - quem entrou atraído pela promoção será obrigado a atravessar a loja inteira e pode se interessar por algo no caminho.
=>Mão direita Assim como acontece no trânsito, nas lojas brasileiras também vigora a ordem da mão direita. É desse lado, portanto, que devem ficar expostas as mercadorias nas quais a margem é maior, para que sejam avistadas logo – e, dessa forma, aumentar as chances de que alguém se interesse por esses produtos.
=>Perguntar por quê Os vendedores sempre devem ser instruídos a perguntar por que o cliente precisa de um determinado produto, antes mesmo de mostrar o que ele solicitou. Senão, como será possível oferecer uma alternativa nos casos em que o pedido do consumidor não puder ser atendido?
=>Vermelho e verde Vai ser difícil bater alguma meta se os clientes estiverem se sentindo chateados com o atendimento. Há um jeito simples de estimular os vendedores a se empenharem durante 100% do tempo - na saída da loja, o cliente deve depositar numa urna um cartão verde (se o atendimento agradou) ou vermelho (se ficou insatisfeito). Prêmios, somente devem ser distribuídos aos vendedores se todas as fichas até o final do dia forem verdes.
=>Quartel-general Se o objetivo é melhorar o resultado das vendas neste ano, não é hora de gastar energia abrindo novas negociações sem nenhuma chance de serem resolvidas antes do final de dezembro.
Deve-se dar prioridade às que podem ser concluídas até lá. Uma lista de todas as ações que ajudarão a fechar esses negócios devem ser afixadas na parede da sala de reuniões, transformada em uma espécie de quartel- general para acompanhamento diário e distribuição de tarefas aos integrantes da equipe.
=>Portas fechadas Nesse período do ano, a equipe de vendas deve ter acesso direto a funcionários com autonomia para tomar decisões rápidas envolvendo alguma negociação. O dono da empresa deve remover todas as barreiras que impedem acesso a ele, para que qualquer problema que apareça seja resolvido imediatamente, sem burocracia nem perda de tempo desnecessária.