* Evite despachar bens de grande valor. Carregue-os na bagagem de mão ou os declare no balcão de check-in ou na Polícia Federal. Há a cobrança de taxa.
* Coloque cadeado na mala
* Nos aeroportos, é possível pagar para embalar a mala em plástico.
PROCEDIMENTO
Em caso de furto:
* Procure a empresa aérea ainda na sala de desembarque e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). É necessária a apresentação do comprovante de despacho da bagagem
*Procure um fiscal da Anac para dar queixa contra a empresa aérea
* Registre um boletim de ocorrência
PAGAMENTO
Em caso de extravio, a empresa aérea tem de pagar de US$ 22( cerca de R$ 38) a US$ 25 (R$ 43) por quilo de bagagem, mas não há regulação em caso de furto. O passageiro terá de procurar a companhia. O ideal é que os bens tenham sido declarados
* A abertura de procedimento administrativo não prejudica nem impede o passageiro de buscar eventuais indenizações por danos morais e/ou materiais no Poder Judiciário e nos órgãos de proteção e defesa do consumidor, como os Procons.
GARANTIA EXTRA
O passageiro pode adquirir um seguro de viagem em uma agência de turismo.
* Existem para uma viagem de 16 dias: o custo do plano pode variar de US$ 70(cerca de R$ 120) a US$ 96(R$ 164) e o valor de ressarcimento vai de US$ 1.000 (R$1.700) a US$ 6.000 (R$ 10.200), respectivamente.