Revista O Empresário / Número 116 · Fevereiro de 2008
* Quando a pessoa entrar na loja, mande ela ficar à vontade, mas pergunte: “Posso ajudar?” ou o popular “Procurando algo especial?”
* Siga os passos dela, como se fosse sua sombra.
* Ofereça coisas que a pessoa não pediu. Ela quer uma blusa? Mostre também uma calça, um cinto etc.
* Use a falsidade, diga “ficou lindo em você!” ou “Isto é a sua cara”, elogie muito, exagere.
* Fulmine o potencial comprador com um olhar de fita métrica e julgue-o pela aparência.
* Diga à pessoa mais gordinha que aquela loja “não tem nada” para o manequim dela.
* Não dê atenção a quem entra: continue falando com um colega ou ao telefone.
* Pergunte o nome do consumidor e já parta para um apelido ou diminutivo; conte um problema pessoal, enfim, finja que é seu amigo de infância.
* Imponha as cores e as tendências da temporada; se não for do gosto do comprador, decrete: “Mas está usando”.
* Pergunte: “Já tem cadastro com a gente?” e force a barra para ele preencher a fichinha.