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Revista O Empresário / Número 116 · Fevereiro de 2008



1. Prepare-se mentalmente - Crie um cenário de sucesso mental buscando aceitação, flexibilidade, empatia e construção de um relacionamento sólido e duradouro com o cliente.

2. Apresente-se com alegria - Os clientes gostam de fazer negócios com vendedores de sucesso e não com profissionais desmotivados. Sorria, crie sinergia e procure ter uma excelente comunicação.

3. Evite falar de você - Destaque os interesses do cliente, conheça suas preferências, a maneira de agir, a forma de negociar e, só depois, comece a falar da sua empresa e produto.

4. Valorizar as colocações do cliente - Mostre respeito, admiração, aceitação e valorização nas suas colocações. Isso deixa o cliente à vontade e cria uma maior disposição para ele receber suas futuras sugestões.

5. Seja flexível e atencioso - Coloque-se no lugar do cliente, demonstre flexibilidade, compreenda as suas razões e mostre os pontos em que você concorda com ele, deixando-o ainda mais seguro.

6. Não faça pré- julgamento - Evite impressões precipitadas e saiba que o cliente pode surpreendê-lo a qualquer momento. Portanto, esteja com a mente aberta e atento para ouvir e identificar como e onde você pode contribuir.

7. Cuide do marketing pessoal - Vendedores com auto-estima elevada cuidam da sua imagem, aparência, visual e mostram para seus clientes que gostam do que fazem, deixando uma ótima impressão sempre.
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