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Revista O Empresário / Número 116 · Fevereiro de 2008



“Cartão postal da loja”, “trailer do filme”, “cartão de visitas da loja”, são definições de especialistas sobre a vitrine, um espaço que é o grande responsável pela atração exercida no cliente.
Tal poder é comprovado por pesquisas com consumidores, que citam sempre a vitrine como primeiro ponto de impacto. Se gostam do que vêem, é grande a probabilidade de entrarem no estabelecimento.
Daí, a montagem desse espaço precisa ser muito bem pensada, e mais: exige depois acompanhamento, ou seja, que o empresário fique atento ao comportamento do consumidor diante da vitrine que foi criada.
As vitrines, cada vez mais, devem ter uma linguagem refinada e limpa. E também cada vez mais terão de suportar e apresentar bem a convivência entre o produto e meios de conversa com cliente, como promoções, frases de propaganda, etc.
Esse mix de produtos e de informações exige que se dê muita atenção à forma de organização, para que o consumidor perceba o que é oferecido. Dessa organização faz parte considerar quais são as prioridades, o que se quer realmente passar. A vitrine pode ter a função de atender à preferência do cliente - ou seja, dar destaque ao que está sendo bem vendido - ou induzir à compra, expondo aquilo que ainda está em estoque e precisa ser desovado.
É possível, por exemplo, numa loja de confecções, compor uma vitrine com a cor da moda e ao mesmo tempo incluir um tom que esteja no estoque. O importante é compor de forma que haja harmonia.
ALGUMAS DICAS
* Em vitrine de roupas, evitar luz de vapor metálico e fluorescentes que dão aspecto azulado às peças.
* Mantenha as vitrines acesas durante todo o período comercial.
* Use trilhos que possibilitam a mudança de foco e tipo de luz.
* Utilize materiais promocionais em bom estado de conservação.
* Faça sempre a manutenção e limpeza de manequins, suportes e vidros.
* Use peças do mesmo tamanho dos displays.
* Não se esqueça das datas especiais como Dia das Mães e carnaval.
* Mude as vitrine a cada três semanas.
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