Revista O Empresário / Número 116 · Fevereiro de 2008
Treinamento de aperfeiçoamento “morcegar” no trabalho....
1 - Nunca caminhe sem um documento nas mãos:
- Pessoas com documentos em uma das mãos parecem funcionários ocupadíssimos que se dirigem para reuniões importantes.
- As pessoas de mãos vazias parecem que estão se dirigindo para a cantina.
- As pessoas com um jornal nas mãos parecem que estão se dirigindo para o banheiro.
- Sobretudo, leve algum material para casa, isso causa a falsa impressão de que você trabalha mais horas do que as que você costuma trabalhar.
2 - Use o computador para parecer ocupado:
- Quando você usa um computador, parece que está “trabalhando”, para quem observa ocasionalmente.
- Você pode emitir e receber e-mail pessoal, ficar no bate papo ou ter uma explosão sem que isso tenha alguma coisa a ver com trabalho.
3 - Mesa bagunçada:
- Quando sua mesa está bagunçada parece que você está trabalhando duramente.
- Construa pilhas enormes de documentos em torno de seu espaço de trabalho.
- Ao observador, o trabalho do ano passado parece o mesmo que o trabalho de hoje; é o volume que conta. Se você souber que alguém está vindo à sua sala, finja que está procurando algum papel.
4 - O correio de voz:
- Nunca responda ao seu telefone se você tiver o correio de voz. As pessoas só ligam para lhe dar mais trabalho.
- Selecione todasas chamadas pelo correio de voz.
- Se alguém deixar uma mensagem do correio de voz para você e se for para trabalho, responda durante a hora do almoço, quando você sabe que eles não estão lá.
5 - Pareça impaciente e irritado:
- Você deve estar sempre parecendo impaciente e irritado, para dar ao seu chefe a impressão de que você está realmente ocupado.
6 - Sempre vá embora tarde:
- Sempre deixe o escritório mais tarde, especialmente se o seu chefe estiver por perto.
- Sempre passe na frente da sala do seu chefe quando estiver indo embora.
- Emita e-mails importantes bem tarde (por exemplo 21:35, 6:00, etc.) e durante feriados e finais de semana.
7 - Reclame sozinho:
- Fale sozinho quando tiver muita gente por perto, dando a impressão de que você está sob pressão extrema.
8 - Estratégia de empilhamento:
- Empilhar documentos em cima da mesa não é o bastante.
- Ponha vários livros no chão. (os manuais grossos do computador são melhores ainda)
9 - Construa um vocabulário:
- Procure no dicionário palavras difíceis.
Construa frases e use-as quando estiver conversando com o seu chefe.
Lembre-se: ele não tem que entender o que você diz, desde que o que você diga dê a entender de que você está certo.
10 - O MAIS IMPORTANTE:
- Não envie isto ao seu chefe por engano. (PS: Seu chefe leu isto antes de você)