Revista O Empresário / Número 116 · Fevereiro de 2008
A busca por mais informações para gerir um negócio tem contribuído para aumentar a sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras. Entre os anos de 2003 e 2005, 78% dos novos negócios abertos permaneceram no mercado, segundo pesquisa divulgada (Sebrae).
No levantamento anterior, que levou em conta as empresas abertas entre os anos 2000 e 2002, o índice de permanência era de 50,6%, ou seja, praticamente metade “ morreu” depois de dois anos de funcionamento.Outro fator apontado pela pesquisa como relevante para o aumento da sobrevivência desses negócio é a elevação do nível educacional dos empresários. Empreendedores mais bem capacitados e informados em um ambiente econômico favorável é a receita adequada para a maior sobrevivência das empresas.
A pesquisa mostrou ainda quanto tempo os empresários que não conseguiram sobreviver no mercado levaram para fechar suas empresas. Foram verificadas 753 empresas extintas, ou seja, que estão com as atividades paralisadas, mas não necessariamente estão fechadas legalmente. Desse total, 180 foram fechadas em 2003, 127 em 2004, e 446 em 2005.