Quando uma empresa está começando, qual é o departamento que exige mais atenção, por parte do empreendedor e dos gestores? Para onde os líderes devem olhar?
Uma empresa nova tem de aproveitar sua grande vantagem competitiva, que é ser ágil e poder se adaptar. Por isso, mais do que cuidar de um departamento específico, eu diria que é preciso ter um cuidado especial com as pessoas. Uma empresa iniciante precisa aproveitar a emoção de quem está começando com ela e canalizar isso para imprimir a rapidez necessária para reagir e mudar o rumo, se for preciso. Portanto, o líder, que tem um papel fundamental em todas as organizações, carrega muito mais responsabilidade em uma empresa que está nascendo. Cabe a ele motivar e envolver as pessoas para fazê-las entrarem nesse ritmo.
Que modelo de organização é preferível ter? Centralizada ou descentralizada?
O ideal é um misto das duas coisas. A direção é que precisa ser centralizada, porque cabe a ela ditar os rumos e elaborar as estratégias. Se não for assim, cada parte da empresa terá uma cara diferente. Já a execução, a fiscalização e o apoio precisam ser descentralizados, para imprimir agilidade à empresa.
Como se estabelecem metas de desempenho para uma empresa de pequeno ou médio porte que está nascendo?
O mais importante é ter poucas, mas importantes, metas. Defina claramente o que entregar ao cliente e garanta essa entrega - com qualidade. Eu diria que não são necessárias mais do que cinco metas, fáceis de serem absorvidas e cobradas. Elas precisam ser implementadas de modo que qualquer pessoa da companhia seja capaz de executá-las. Não pode haver subjetividade que abra espaço para dúvidas quando se trata de metas.