Encare o problema
Ignorar ou encobrir erros somente nega a você a oportunidade de aprender a crescer. Isso não significa que é preciso submeter-se a um “açoitamento” em praça pública. Um simples reconhecimento com “eu realmente errei” vai colocá-lo no caminho certo para usar os enganos como aprendizado.
Aprenda com os erros
Analise o que aconteceu e em que momento você fez a escolha ou tomou decisões que levaram ao engano. Será que não está consultando as pessoas o suficiente, não está reunindo as informações necessárias ou não está agindo com a rapidez exigida? Pense nos erros que cometeu no passado e verifique se eles não tinham as mesmas causas do seu problema atual. Então, empenhe-se em tornar-se mais atento sobre esses fatores no futuro.
Entre em ação
Se seu erro ocasionou alguma inconveniência ou prejuízo, prepare-se para agir e cuide para retificar o problema o mais rápido possível. Por exemplo, se você esqueceu de enviar um documento importante e urgente para um cliente, não mande-o apenas por e-mail esperando que ele seja recebido em tempo. Ligue para a pessoa que o solicitou avisando-a do fato.
Busque retorno
Converse sobre seu erro com alguém em quem confia. Explique o que aconteceu, então peça um conselho sobre o que você poderia ter feito. Nem sempre é fácil administrar um erro, mas analisá-lo honestamente vai ajudá-lo a progredir e tornar-se mais preparado para o futuro.