Além de sorte, para ter sucesso profissional é preciso muito suor, autoconhecimento e investimentos permanentes na carreira.
Seja eclético. Fazer especializações é importante para que o profissional seja capaz de atuar em várias frentes. Encare tarefas diferentes como oportunidade de crescimento.
Não se acomode. Se você está há mais de dois anos na mesma “vidinha”, mesmo com um bom salário, procure novas colocações, pesquise, compare seus métodos com os de outros colegas. Essa investigação vai lhe trazer parâmetros da própria performance.
Seja ético. Existem pessoas que fazem qualquer negócio para conseguir o que querem. Quando o mercado descobre, a reação é implacável e, provavelmente, as oportunidades se fecham. Junte-se a profissionais que estão na linha de frente.
Seja construtivo e aprenda. Invista em sua carreira. Sempre. Como conhecimento não ocupa espaço, estude idiomas, faça pós-gradução, atualizações. Invista seu tempo e talento para obter o resultado desejável.
Aposte em você como pessoa. Não há como ser um vencedor se você se vê como um fracasso pessoal. Procure fazer o que gosta dentro e fora do trabalho.Você vai se sentir mais feliz e lidará melhor com sentimentos de improdutividade que às vezes são comuns em algumas fases da carreira.
Investigue o mercado. É preciso ter uma visão abrangente dos rumos que sua atividade e o mundo estão tomando. Para evitar decepções, tente conciliar as perspectivas com suas habilidades e desejos para que sua carreira lhe traga, além de sucesso e reconhecimento, satisfação pessoal.
Avalie as mudanças com objetividade. Se você é o tipo de pessoa que busca garantias para aceitar uma promoção, por exemplo, sua carreira tende a empacar.
Assuma os riscos de suas decisões. Se você não sabe avaliar com precisão busque orientação de quem você confia e que, realmente, esteja interessado na sua vitória.
Prepare um bom currículo com todas as informações que julgar pertinentes ao cargo e a empresa. A carta de apresentação pode ajudar. Ela deve ser elaborada no modelo padrão, mas é importante personalizar. Sua chance de emprego pode estar aí.
Saiba se vender. O bom marketing pessoal abre muitas portas.Cuidado apenas para não parecer exibido. Seja objetivo ao ressaltar seus pontos positivos, conquistas e descobertas.
Focalize os objetivos e não os empecilhos. Reclamar é sabidamente um modo de perder tempo.
Faça uma auto-análise. Os profissionais que minam suas chances de sucesso geralmente são aqueles que não se conhecem, duvidam da própria capacidade e “travam” por medo e ansiedade. O autoconhecimento é um processo contínuo fundamental para construir o sucesso. Espelhe-se nos vencedores e pense sempre grande.
Não fuja dos desafios. Agarre as oportunidades e mostre que dá conta delas.
Trace um objetivo de vida. Quem fica apenas no plano do desejo desperdiça boas oportunidades e não consegue direcionar sua energia e talento.
Construa uma boa rede de contatos. Networking é fundamental para quem busca uma recolocação no mercado.