Ao decidir que custos cortar para reduzir despesas, um item deve ser bem avaliado antes de ser excluído: o marketing.
Na batalha para aumentar o tíquete médio e a carteira de clientes, reduzir a zero a divulgação de marca e de produtos pode dar à concorrência mais espaço para ganhar mercado.
Usar a internet é uma tática eficaz para se manter em evidência, segundo especialista.
Pela rede, é possível alcançar 24,5 milhões de usuários ativos residenciais no Brasil, segundo o Ibope Nielsen Online. O número, coletado em janeiro, cresceu 16% comparado ao mesmo mês de 2008. Pessoas com mais de 16 anos e acesso à web somam 43,1 milhões.
A publicidade on-line é a terceira que mais impacta a decisão de compra de quem tem acesso à internet, segundo pesquisa da consultoria Deloitte. Fica atrás da televisão (75%) e de revistas(57%).
Divulgar produtos e serviços na rede influenciou a decisão de compra de 45% dos 1.022 entrevistados ( com idades de 14 a 75 anos) em dezembro do ano passado. O percentual aumenta para 52% entre os que têm de 20 a 25 anos.
A internet é o meio mais recomendado para micro e pequena empresa, conforme pondera o Wlamir Bello, consultor do Sebrae-SP.
Para ele, em meios de grande visibilidade corre-se o risco de gerar excesso de demanda sem ter condição de atendê-la.
Mais barato
Sites e blogs simples não exigem grande investimento.
Contudo, os sites ou as páginas sem muitos recursos são apenas um meio, e não a solução, assinala Bello. “É preciso conduzir o consumidor até lá”.
Para isso, há algumas alternativas - a principal é o link patrocinado, no qual a empresa aparece em posições de destaque em sistemas de busca, como Google e Yahoo!