Revista O Empresário / Número 157 · Agosto de 2011
Na área acadêmica, uma disciplina bastante importante é o estudo de signos conhecidos como semiótica. Apesar dos empreendedores não precisarem conhecer a fundo esse campo, é bom lembrar que toda marca é um signo, o que deixa clara a ligação entre marketing e semiótica.
Um dos pontos a serem analisados é como os clientes primeiro se deparam com seus produtos. Para isso, analise embalagens, rótulos, protótipos de produtos, logotipos, peças publicitárias da sua empresa. Pesquisas com clientes no ponto de venda e com os funcionários podem ajudar a desenvolver isso.
Depois, preste atenção à marca. Pode ser apenas um nome ou um desenho. Lembre-se que ela carrega muitos significados na cultura do consumidor, e os profissionais de marketing buscam descobrir, criar, traduzir e transformar esse significado. Em um ambiente tão competitivo e no qual os produtos não conseguem mais diferenciarem-se por atributos funcionais, administrar de maneira consciente como os clientes enxergam a sua empresa é crucial para o sucesso.
Uma análise desse tipo pode ajudar na escolha das cores de uma embalagem, do formato de um produto, das palavras que formam um slogan, entre outras relacionadas aos elementos da marca que devem ser pensadas e discutidas com toda a equipe.
Fonte: Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres