Revista O Empresário / Número 157 · Agosto de 2011
SAIBA O QUE FAZER
1. Se souber qual é a empresa que abriu a vaga (em alguns casos, apenas o perfil do cargo é informado) conheça o empregador. Pesquise o site da empresa, procure notícias recentes sobre ela, descubra qual o seu posicionamento no mercado e quais os seus concorrentes, além dos seus objetivos e desafios.
*Erros comuns: Perguntar, assim que entrevista começar, o que a empresa “faz”.
2. Ao pesquisar sobre a empresa, identifique o seu estilo. Isso vai ajudá-lo a saber o que vestir no dia da entrevista. Apresentar-se bem nem sempre significa usar roupas sociais. O segredo é estar vestido de acordo com a cultura da empresa (sempre com bom senso) e passar uma impressão de asseio.
*Erros comuns: Roupas muito formais para vagas em empresas informais e vice-versa.
3. Atualize e revise seu currículo e faça uma cópia para ser entregue ao selecionador. Ele tem que ser bem estruturado e sucinto (mas não extremante objetivo). O mesmo vale para o portfólio, se for o caso.
*Erros comuns: Levar o currículo desatualizado e dizer, durante a entrevista, que vai mudar depois o que ficou faltando. Erros de português também são fatais.
NO DIA DA ENTREVISTA
1. Arrume-se com calma e cuidado. Uma boa apresentação pessoal é fundamental (e não tem a ver com beleza). Unhas e cabelos bem cuidados, roupas limpas e passadas e barba aparada são obrigatórios.
*Erros comuns: Decote, roupas curtas ou justas, calça muito baixa, camisetas de times, cores e perfume muito fortes, acessórios muito grandes, maquiagem pesada.
2. Vá para o local da entrevista com antecedência, mas tenha bom senso. Chegar muito cedo pega tão mal quanto chegar atrasado. O Ideal é estar na recepção 15 minutos antes do horário marcado. Calcule o tempo necessário e considere uma margem para imprevistos.
* Erros comuns: Chegar horas antes, o que deixa todo mundo desconfortável. Por outro lado, atrasar é ainda pior, mesmo que sejam poucos minutos.
DURANTE A ENTREVISTA
1. Desligue o celular assim que chegar ao local da entrevista.
*Erros comuns: O celular tocar durante a entrevista ou dar sinais de mensagens. Se houver alguma emergência e for preciso deixar o telefone ligado, converse antes com o selecionador e coloque-o para vibrar.
2. Mantenha uma postura corporal adequada, indicando interesse. Olhe nos olhos do entrevistador e fale com uma entonação firme e segura (nem baixa e nem alta).
*Erros comuns: Manter os cotovelos na mesa, cruzar os braços segurar a cabeça com as mãos, sentar-se com postura “largada”, olhar de forma dispersa e responder monossilabicamente.
3. Fale correta e claramente, sem se atropelar. Não seja prolixo e responda de forma bem estruturada o que o selecionador perguntar.
*Erros comuns: Usar gírias, escorregar no português, contar histórias compridas e sem ligação com o cargo.
4. Em hipótese alguma fale mal da antiga empresa ou de ex-chefes e colegas.
*Erros comuns: Falar sobre injustiças que acha que sofreu, apontar falhas organizacionais ou de gestão do último emprego, abordar questões comportamentais de antigos colegas.
5. Seja sincero em relação à sua formação, experiência profissional e outros conhecimentos. Sempre contraponha alguma lacuna com o interesse em responder
*Erros comuns: Mentir sobre suas capacidades, acreditando que ninguém vai perceber.
6. Espere o selecionador falar sobre a remuneração e os benefícios do cargo pretendido.
*Erros comuns: Perguntar sobre o salário logo no início da entrevista, o que demonstra mais interesse no dinheiro do que na oportunidade. Se o entrevistador não falar sobre o assunto, pergunte em um momento mais oportuno, mas em tom de curiosidade, não de cobrança.
DEPOIS DA ENTREVISTA
* Aguarde com calma um contato do selecionador sobre a vaga.
* Erros comuns: Ligar antes de terminar o prazo combinado para o tempo.
Fonte: Mariana Pena de Faria, supervisora de recrutamento e seleção do Grupo Selpe, e Antonieta Rossi, consultora de carreira do Instituto de Desenvolvimento e Gestão Empresarial (Idege).