Revista O Empresário / Número 150 · Janeiro de 2011
O consumidor brasileiro, de modo geral, nem imagina os problemas que pode enfrentar caso o seu nome seja envolvido em uma fraude, diz a Serasa. O cidadão não sabe que suas informações pessoais podem ser usadas por alguém para obter crédito, abrir empresas e aplicar outros golpes. A companhia diz que as pessoas físicas devem se precaver contra as fraudes, tomando certas medidas em caso de perda ou de roubo de documentos.
Além de procurar a polícia para registrar a ocorrência, é preciso informar a Serasa para que os documentos sejam bloqueados. Assim, eles não poderão ser usados por golpistas para fazer compras ou abrir contas, por exemplo. O extravio ou roubo, inclusive de cheques, pode ser informado pela internet, no site www. serasaexperian. com. br. Depois de efetuado esse cadastro, é preciso enviar à Serasa, via fax ou pelo correio, cópia do Boletim de Ocorrência e uma declaração formal assinada, cujo o modelo está disponível no site da empresa.
A comunicação de perda ou de roubo de documentos é acessível às 400 mil empresas que consultam a base de dados da Serasa em todo o Brasil.