1 => Os golpistas ligam para a empresa e pedem a um funcionário a confirmação de dados cadastrais. Informam que a firma pode aparecer na lista telefônica com destaque e sem custos. O motivo seria bônus por fatura alta e pagamento em dia, entre outros. Eles enviam um fax com dados da empresa. Pedem ao funcionário para corrigir erros, assinar e reenviar. Esse fax é, na verdade, parte de um contrato que prevê o pagamento parcelado pela publicação de um anúncio na lista.
2 =>Uma semana depois, ligam para cobrar o pagamento do anúncio, que varia de R$ 1.500 a R$ 4 mil em 12 vezes. A vítima percebe que caiu em um golpe. O contrato prevê multa de 40% em caso de rescisão.
3 =>Quando a empresa se recusa a pagar, os golpistas ameaçam sujar o nome da firma no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e na Serasa. Um suposto funcionário do serviço de protestos e execuções liga ameaçando “negativar” a empresa por não pagamento. Muitas empresas, com medo, aceitam pagar a rescisão. Em alguns casos, com medo da demissão, o funcionário paga do próprio bolso.
O QUE FAZER
1 => Se voce foi alvo de um golpe, não se desespere e, sobretudo, não pague. Procure o Procon, um advogado, a Delegacia de Crimes contra o Consumidor. Leve a documentação da empresa e o contrato assinado.
2 => Informe que você pagará pessoalmente o valor cobrado. Como se trata de um golpe, a pessoa ao telefone vai dizer que não é possível e vai insistir no pagamento por depósito.
3 => Não deixe os contatos com os golpistas exclusivamente por ligações. Pode ser preciso comprová-los futuramente. Envie cartas com AR(Aviso de Recebimento).
4 =Se você pagou, reuna o contrato e comprovantes de depósito. Procure um advogado, o Procon e a Delegacia de Crimes contra o consumidor.