Seja você um heavy user ou um desencanado digital, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que seus eletrônicos morram antes de sua vida útil expirar. Com um pouco de jeito, seu celular, notebook, televisor e toca-MP3 ficam inteirinhos mesmo depois de dois ou três anos de uso e alguns acidentes nas costas. E você ainda economiza um bom dinheiro, contornando a assistência técnica.
Os problemas surgem com o tempo de qualquer maneira, mas, para fazer o eletrônico durar mais, a principal dica é evitar acidentes e condições extremas de uso, como exposição ao calor, sol e água, incluindo aí o vapor do chuveiro. Além disso é preciso manter o aparelho sempre limpo, seja de poeira ou restos de comida, como no teclado do notebook
TELAS
As telas de monitores e TVs são mais suscetíveis a juntar sujeira. E o acúmulo de poeira pode gerar manchas irreparáveis.
Nos monitores e TVs com tela de cristal líquido (LCD), o plástico pode ser até corroído com a formação de fungos.
É importante mantê-las limpas, porém, com cuidado. Use apenas um pano macio e seco. Não utilize em nenhuma circunstância - produtos químicos. Eles podem danificar o aparelho. Também não é recomendado utilizar panos úmidos. A água, por menor que seja a quantidade, pode escorrer nos circuitos e provocar uma descarga de energia.
Em casa, você precisa deixar seus aparelhos eletroeletrônicos ventilados. Isso garante o pleno funcionamento e evita o aparecimento de defeitos técnicos.
Televisores, aparelhos de DVD, videocassete, videogames, computadores e até o conversor da TV a cabo devem ficar em locais arejados. Procure não colocá-los dentro de estantes e racks fechados, nos quais não há circulação de ar, e evite que a saida de ar dos equipamentos fique obstruída.
A preocupação é maior ainda se você tiver um computador com uma placa de vídeo potente.