AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 131 · Junho de 2009



"A mensagem que você está prestes a ler é verdadeira!"

Você já deve ter recebido vários e-mails com esse cabeçalho. Ele é um prenúncio de que se está diante de algo bem mais antigo que a internet: a lenda urbana.

Trata-se de uma história bizarra, que supostamente aconteceu com o amigo de um amigo de alguém. Os temas são múltiplos. Vão desde a ameaça de crianças de rua armadas com ácido para assaltar motoristas até um relato emocionante de Bill Gates pagando a hipoteca de um casal que o ajudou a trocar o pneu do carro.

Mesmo estaparfúdias, essas fábulas circulam sempre. Na era da internet, ganharam poder viral de divulgação. Como no antigo telefone sem fio, a cada caixa de entrada ela pode ganhar detalhes macabros, diferentes morais da história e mais endossos do tipo:

“Gente, vocês precisam repassar isso”!.

O que faz as pessoas clicarem na ferramenta “encaminhar” se a probabilidade de contrair leptospirose ao beber em uma lata de cerveja é praticamente nula? O que pesa é justamente essa pequena probabilidade. Por mais estranha que possa parecer uma história, se contada com verossimilhança ganha “potencial de espalhamento”. Foi o que concluiu o pesquisador Carlos Renato Lopes, que defendeu uma tese de doutorado sobre lendas urbanas na Universidade de São Paulo. Usando a teoria da análise do discurso, um campo da linguística, Lopes percorreu 12 mil mensagens com histórias desse tipo. “O apelo da lenda urbana é forte”. “Ela atinge nosso imaginário, usando temas recorrentes”, diz.
Administração & Política
» Crédito para as empresa segue travado
» Para reflexão...
Colaboradores
» Oração do Matuto
» Definições
Comportamento
» Como o leão controla os contribuintes
» Um serviço levado a sério - Farmácias de Manipulação
Comunicação & Internet
» Armadilha na rede
» A Lenda
» Prolongue a vida útil de aparelhos
Empreendedorismo
» Varejo vigia a inadimplência
» Os empresários vão mudar
» Agora é empresário
Finanças
» Custa menos dever para o governo
» Morreu
» Impostos roubam 147 dias de trabalho
» STF limita pagamento de dívida trabalhista
Humor & Curiosidades
» Sogra sofre
» Ouvindo as partes
» Os dez mandamentos do homem feio
Jurisprudência & Segurança
» Você sabe comprar um carro usado
» O golpe da lista
» TST rejeita vínculo para diaristas
» Contrato de trabalho
» Seguro de vida não é herança
Mercado de Trabalho & Educação
» Perdi o emprego, fiquei doente
» Curso superior
» O líder autêntico
» Coaching em início de carreira
Rapidinhas do Leôncio
» Notas de junho
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide