A facilidade com que se distribui currículos pela internet exige cuidado de quem procura emprego. Responder a ofertas de desconhecidos ou se cadastrar em sites não confiáveis pode trazer transtornos no lugar da tão sonhada oportunidade. Há risco de os dados serem repassados ou, em vez de vaga, serem oferecidos produtos. Respeito à privacidade nem sempre é garantido.
Especialistas recomendam também que, antes de se deslocar para uma entrevista após processo seletivo pela internet, o candidato procure se informar sobre a empresa. A medida pode poupar tempo, já que nem sempre o que é prometido se confirma.
FIQUE ATENTO
* Procure personalizar as informações do currículo de acordo com a vaga a que está se candidatando. Ressalte a experiência profissional e os cursos que têm afinidade com a oferta.
* Utilize frases curtas no currículo. As informações pessoais não precisam ser muito extensas. Identificação, estado civil e o contato são suficientes.
* Caso a pessoa que procura emprego receba o convite para participar da seleção por e-mail, é importante ter cuidado na redação da resposta. A avaliação começa aí. Erros de português seriam, portanto, fatais. Checar a caixa postal constantemente para responder rápido também é fundamental para quem quer agarrar uma oportunidade.
* Caso se cadastre num site de empregos, procure acessar a página diariamente. Com a agilidade da internet, as vagas surgem e somem rapidamente.
* Mantenha o currículo sempre atualizado, caso esteja cadastrado em site. Mudanças de endereço e telefone têm que ser informadas. Às vezes, um novo curso pode fazer diferença.