Como em qualquer ciclo de vida, os profissionais engatinham, dão os primeiros passos, desenvolvem-se, amadurecem e envelhecem. Esta fase derradeira, porém, não costuma ser bem aceita quando se aproxima, já que muitos a associam com a “morte” da carreira e a consequente abertura de espaço aos mais jovens.
Tal pensamento, felizmente, tem mudado com ligeira rapidez nos últimos anos, tanto por parte dos empregados como pelas empresas, que cada vez mais enxergam a importância de ter um trabalhador experiente em suas organizações.
Por mais que os novatos esbanjem garra, disposição em alto nível e muita energia para a execução das tarefas, não têm a mesma maturidade e a desenvoltura de que os quarentões ou cinquentões dispõem para enfrentar os episódios de forte tensão do dia a dia.
Cientes disso, muitas empresas estão agindo para recolocar no mercado esses profissionais de vasta experiência agregada, numa forma de alcançar o equilíbrio com os empregados juniores, aumentando a qualidade e quantidade dos negócios.
DICAS PARA SE INSERIR NO MERCADO APÓS OS 40
=> Torne-se vendedor de si próprio, aja com persuasão.
=> Mantenha o seu “produto” atualizado, preparando-se para enfrentar as novas condições econômicas, revisando a autocapacitação.
=> Utilize a rede de amigos como canal facilitador para recolocar-se no mercado (networking).
=> Encontre fontes de inovação, estimulando a visão de novas oportunidades (empreendedorismo).
=> Aceite as novas formas de trabalho, as quais passam por redefinições profundas, como contrato temporário, de tempo parcial, de prestação de serviços, trabalho por projetos, etc.
=> Mantenha o entusiasmo e a auto energia, buscando fazer aquilo que lhe dá prazer.
=> Seja mais ousado e se predisponha a assumir riscos, buscando o equilíbrio para não transformar a luta por novas oportunidade em sofrimento (equilíbrio emocional).
=> Cuide da aparência e saúde, pois inúmeros cargos dentro de uma organização valorizam esses fatores.
=> Tenha seu objetivo profissional bem definido antes de sair a campo em busca de uma colocação.
=> Elabore um portfólio profissional adequado com foco na área em que pretende atuar.
O QUE ELES OFERECEM
=> Flexibilidade para se relacionar com pessoas e para negociar. No setor de serviços, o mais experiente é muito requisitado.
=> Aptidão para assumir postos que, em outras ocasiões, exigiriam treinamento prévio para pessoas mais jovens.
=> Transmissão de conhecimentos para os mais jovens. Os setores industrial e fabril estão adotando esta prática, devido à dificuldade com qualificação profissional.
=> Oportunidade para os empregadores reduzirem custos com encargos sociais, contratando-os por projetos, como prestadores de serviços, entre outras opções.