Revista O Empresário / Número 94 · Fevereiro de 2006
1 – Reconhecimento – Confirme se o curso é reconhecido (ou, ao menos, autorizado) pelo Ministério da Educação. Essa informação pode ser pesquisada no site do Inep (www.educacaosusperior.inep.gov.br). Há um campo para pesquisar por instituição ou curso. Se não houver resultado para a pesquisa, é porque o curso não é autorizado. A autorização do curso é o primeiro passo para o seu reconhecimento. O MEC diz que não há problema se estiver nesse estágio.
2 – Infra-estrutura – Veja a página da instituição na internet ou, se possível, visite o campus, para saber qual é a infra-estrutura oferecida aos alunos. A biblioteca deve dispor de títulos atualizados e também de periódicos científicos e revistas que sejam relevantes ao curso, para que o aluno acompanhe o que há de novidade no cenário profissional e no campo de pesquisa. O laboratório tem de estar equipado com tecnologia de ponta, com computadores e microscópios. As aulas devem ser dadas com softwares avançados. No caso de um curso de design, por exemplo, não adianta o aluno aprender a mexer em uma tecnologia ou programa obsoleto.
3 – Alunos – Converse com alunos e ex-alunos para saber a opinião deles sobre o curso e quais são os pontos positivos e negativos.
4 – Professores – A formação e o preparo do corpo docente irão refletir nas aulas e no seu conteúdo. Verifique a titulação dos professores, isto é, quantos são mestres ou doutores. Se for possível, assista a uma aula do curso para ter uma idéia do método de ensino. O fato de os professores se dedicarem em tempo integral à instituição, também será um diferencial para o estudante.
5 – Pesquisas – A publicação de artigos em periódicos especializados e o desenvolvimento de pesquisas e estudos refletem o compromisso e a credibilidade da instituição, além de mostrar que está “antenada” com a área.
6 – Convênios – A formação de convênios para intercâmbio de alunos com outras entidades, como universidades estrangeiras, pode ser interessante para adquirir uma experiência internacional. No entanto, é importante verificar se essas instituições são reconhecidas.
7 – Enade – Verifique o desempenho dos alunos na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para ter uma referência. A pesquisa pode ser feita por instituições ou por curso no site do Inepe. www.educacaosuperiror.inep.gov.br