Revista O Empresário / Número 94 · Fevereiro de 2006
Os funcionários brasileiros trabalham semanalmente duas horas a menos do que deveriam. Esse tempo é usado na internet para fins pessoais, segundo pesquisa Web@Work, da Websense.
Os gerentes de tecnologia da informação, por outro lado, acreditam
que esse tempo exceda as quatro horas semanais.
A informação surpreende, pois mostra que os colaboradores usam menos a internet para fins pessoais do que se imaginava.
“Talvez essa diferença seja explicada pela dificuldade que os funcionários têm em medir o tempo de navegação. A conversa com amigos nos comunicadores instantâneos, por exemplo, acontecem de maneira picada e isso complica o cálculo”, afirma Marcos Prado, gerente da canais da Websense.
De todos os funcionários entrevistados no Brasil, 72% confessaram usar a internet para fins pessoais.
Quando não usam a internet para trabalhar, 52% dos funcionários brasileiros afirmam que vão a páginas de bancos durante o expediente – as favoritas entre os internautas locais. Em seguida, vêm os sites de notícias (46%) e de compras (22%).
No ranking da pesquisa que abrange os outros países, a liderança é dos sites de notícias (51%) e internet banking (38%).