Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007
Para o leitor, o conteúdo é mais importante que a forma
- Determine o seu assunto antes de escrever.
- Mantenha-se nele até o fim.
- Faça um parágrafo introdutório explicando sua idéia de uma forma geral.
- Dizer que a “forma corrente de fazer isso está errada” é um bom chamariz para o leitor.
- Só seja irônico se você for irônico. Forçar a barra não ajuda em nada.
- Estas dicas também valem para redação de vestibular.
- Alguns leitores gostam de textos curtos, outros, de textos detalhados e longos. Caso seu assunto seja extenso, pique-o em pedaços usando entretítulos.
- Entretítulos funcionam melhor em negrito
Sempre. Isso porque eles chamam a atenção visual e semântica do leitor, só não o engane usando um entretítulo não relacionado ao seu assunto. Isso pega mal.
- Escreva bem. Verifique a ortografia e a gramática. A única pessoa semi-miguxa que merece respeito é o Bastter, mas só porque ele é rico.
- Leia bastante, lâminas impressas de fibra de celulose encadernadas (livro).
- Títulos descritivos funcionam muito bem na web.
- Títulos engraçadinhos só funcionam bem se também forem descritivos.
- No final, vale a pena repetir a idéia central do texto.