Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007
Segundo Philip Kotler, uma das maiores autoridades mundiais em marketing e autor das mais importantes obras já editadas na área, o empreendedor deve perseguir um conjunto de estratégias visando obter sucesso em um ambiente competitivo. São elas:
1. QUALIDADE - A atual qualidade é a melhor coisa que podemos oferecer, principalmente quando o resto do mercado está gerando baixo padrão.
2. SERVIÇO - Outra possibilidade é ganhar oferecendo um serviço melhor. Esta pode ser uma estratégia realmente premiada.
3. MENOR PREÇO - A terceira maneira é ganhar por meio de preços menores. O problema é que nunca se chegará, de fato, ao menor preço, embora temporariamente se consiga isso.
4. PARTICIPAÇÃO NO MERCADO - Uma maior participação de mercado requer maiores ambições, a menos que você compre a participação em vez de conquistá-la.
5.PERSONALIZAÇÃO - Outra ferramenta é ganhar pela adaptação e personalização. Claro que isso é muito bom se o custo desta adaptação e personalização não for demasiadamente alto.