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Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007



IMPULSIVIDADE E OUSADIA

* Os jovens empreendedores têm iniciativa e se arriscam.

VISÃO

* Eles têm visão mais idealizada em relação aos negócios. Muitas vezes, é equívoco pensar que a grande idéia se sobrepõe à força de trabalho.

AUTONOMIA E DEPENDÊNCIA

* O jovem empreendedor de hoje, diferentemente do passado, começa novos negócios com a tutoria da família, geralmente do pai, que subsidia direta ou indiretamente a sobrevivência dos negócios no início até três anos de existência.

FORÇA DE TRABALHO

* É importante ressaltar que é comum trabalhar de 12 a 15 horas por dia em um negócio, até no mínimo três anos. Porém, o jovem de hoje parece não entender a importância da dedicação quase total a um negócio inicial.

QUALIFICAÇÃO E ESTUDO

* Sem dúvida, o estudo e a qualificação do jovem empreendedor são infinitamente superiores que há três décadas. Grande parte dos donos de negócio não tinha o ensino médio completo. Hoje, a maioria tem o ensino superior.

APOIO E AUXÍLIO TÉCNICO

* O jovem tem muitas formas de se qualificar, por meio de institutos, treinamentos e entidades voltadas para os pequenos negócios. No passado, a preparação era predominantemente empírica.

FLEXIBILIDADE

* Hoje, o jovem demora mais para aprender a flexibilizar seus negócios, ou seja, adaptar o empreendimento às demandas.

DICAS PARA O JOVEM EMPREENDEDOR

* Faça uma busca de informçaões em três negócios no mínimo, com experiência de cinco anos, diretamente com o empreendedor do negócio.

* Esteja disposto a abandonar a vaidade em prol do trabalho.

* Priorize mais a ajuda da família do que a dos bancos.

* Ponha tudo no papel, montando um plano de negócio, porém calcule números e trabalhe com três cenários: pessimista, mediano e otimista.

* Esteja disposto a contar apenas com o pessimista e preserve seu capital de giro

* Reduza custos, esteja disposto a multifunções e lembre-se: uma empresa é bombeada pelo seu coração (vendas), e não pela beleza ou pela fantástica idéia.

* Abra negócios a partir de necessidades. A oportunidade não pode estar apenas na mente, mas no mercado.

* Divida com a família a dedicação ao novo empreendimento.
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