Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007
Sinais que indicam a necessidade de repensar sua empresa
1 RECLAMAÇÕES
Ouça a opinião dos que falam mal de seus produtos. Não a despreze. Talvez ela indique a necessidade de mudanças.
2 DISSONÂNCIAS
Atenção ao modo como clientes de culturas diferentes recebem seus produtos. Nos anos 90, a EuroDisney foi recebida com estranheza pelos europeus, que reclamavam, por exemplo, da proibição da venda de vinhos em seus restaurantes. Aos poucos prevaleceram os costumes locais.
3 PARADOXOS
O senso comum às vezes está errado. Nos anos 60, as siderúrgicas americanas lideravam o mercado mundial e fechavam os olhos aos avanços tecnológicos dos europeus e asiáticos. Achavam que a tecnologia que as levou ao topo garantia seu domínio. Erraram
4 TÉDIO
Fique atento a sinais de tédio do consumidor. Nos anos 80, as crianças foram enfeitiçadas pelos games eletrônicos e abandonaram as pecinhas da Lego, que demorou a reagir
5 SURPRESAS
Olhos abertos. Muitas invenções teriam passado despercebidas não fosse a atenção de alguém. Um químico da DuPont descobriu por acaso o Teflon, quando o gás que havia guardado num cilindro se solidificou durante a noite.