Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007
Desenhar o corpo e colocar piercings são iniciativas cada vez mais acessíveis. Existem hoje estúdios de tatuagens até mesmo em shopping centers.
Ainda assim, no mundo corporativo, ostentartais adereços dificulta a carreira - sobretudo a de iniciantes.
É preciso ficar atento ao perfil da profissão que quer seguir e das empresas que gostaria de ingressar antes de optar por fazer uma tatuagem em lugar visível.
Nuca, pescoço, pulsos e tornozelos são os locais que mais chamam a atenção dos contratantes. Marcas nesses locais, portanto, podem criar dificuldades para o candidato conseguir a vaga.
Mentir sobre ter tatuagens ou piercings também está fora de cogitação. Representa falta de ética.
Algumas profissões, como a de comissária de bordo, nem sequer admitem pessoas com marcas em locais visíveis.
Ter uma tatuagem em um local que não aparece no uniforme já não é bem-visto pelas empresas ; já em uma parte visível do corpo praticamente anula as chances de a pessoa ser contratada.
Ao procurar emprego a boa apresentação é fundamental.
ETIQUETA DOS CONTATOS
E-mails: Não mande e-mails para outras pessoas se não tiver razão para isso. Porém, cuide para que as razões não sejam sempre favores: indicações de eventos ou artigos interessantes são válidos.
Eventos: grupos de estudo, encontros de executivos e eventos culturais são bem-vindos. Mas o objetivo não é aparecer toda semana nas revistas de celebridades.
Cartões: Tenha sempre alguns à mão e converse com as pessoas a quem entregá-las. Mantenha em ordem sua agenda de contatos: tê-los e não encontrá-los é tão ruim quanto não tê-los.