Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007
Uma boa trajetória profissional tem seis itens fundamentais para os jovens seguirem:
1- Perseguir seus ideais nem que para isso seja necessário algum recuo na sua formação acadêmica. Não abra mão de buscar fazer aquilo do que realmente gosta.
2- Parta do princípio que nem tudo vão ser flores, mesmo nos melhores ambientes para se trabalhar. Não há como não engolir sapos de vez em quando. Não os engula, aprenda com eles.
3- Faça de sua carreira profissional um constante aprendizado. Considere que você está aprendendo sempre: com seu líder, com seus pares, nas reuniões, nos eventos. Não deixe de fazer relacionamentos. Nunca pense que já sabe tudo. Faça cursos de extensão universitária, freqüente os treinamentos da empresa, leia muito, anote tudo.
4- Sem demonstrar desrespeito à hierarquia, intransigência ou mesmo resistência gratuita, você deve questionar modismos, práticas que alguém deseja implantar sem conhecimento de causa, mas desde que estude com profundidade os temas. No mundo empresarial há muita superficialidade, pouco estudo e, por isso, muita gente querendo mal copiar o que outros fazem. Criam-se, assim, muitos mitos, coisas intocáveis, dogmas e falsos gurus. Combata-os, mas com conhecimento.
5- Gostando de gente, tendo empatia e formação humanista, ingresse num área de recursos humanos, mas comece logo a questionar o nome “recursos humanos”.
6- Por fim, faça alguma coisa que não lhe dê “trabalho” para ganhar dinheiro. Que lhe seja prazerosa.