Revista O Empresário / Número 105 · Fevereiro de 2007
As expressões e gírias usadas pelos mais jovens podem até ser compreendidas, mas certamente não combinam com o ambiente corporativo e, menos ainda, com o atendimento ao cliente. Como a maioria dos operadores de telemarketing tem entre 18 a 25 anos, as empresas de call center apostam num treinamento lúdico para melhorar o português dos funcionários e, de quebra, afastar um mal que aflige muitos dos atendentes: o gerundismo (como no caso de ‘vou estar enviando’ ou ‘vamos estar resolvendo’).
Infelizmente, isto virou um hábito de brasileiro”, diz o gerente-comercial da Telefutura, João de Faria Daniel. Graças a cursos de reciclagem, em seis meses a empresa de call center reduziu pela metade o número de atendentes que usam gerundismo. Os funcionários são monitorados e, após identificadas as dificuldades, são montadas algumas turmas para treinamento. A parte lúdica está na interação dos participantes; que cantam, recitam poesias ou representam peças.
Teatro e música também integram as aulas de língua portuguesa na Atento, no programa de reciclagem profissional. Em vigor desde janeiro de 2005, a campanha já registrou uma melhora de 80% no problema.
A ação tem o ápice no “Dia D”. Inspirados nos personagens do filme Os Caça-Fantasmas, entram em cena os ‘caçadores do gerundismo’. Vestidos a caráter, surgem na sala de operação em busca de atendentes que usam o gerúndio incorretamente.
Eles registram, no ato, a dificuldade ou o erro cometido. Os operadores aprendem se divertindo bastante.