Revista O Empresário / Número 105 · Fevereiro de 2007
Quem consome artigos de cama, mesa e banho costuma fazer compras com intervalos de seis meses, em média. A preferência pela qualidade das fibras naturais e a fidelidade às marcas é alta. Este é o resultado do estudo Comportamento de Compra do Consumidor de Roupas de Cama, Mesa e Banho, feito pelo Instituto de Marketing Industrial (IEMI).
A primeira pequisa realizada pela entidade, neste setor, mostra um consumidor exigente, porém sensível aos lançamentos das vitrines. Como há pouco investimento em mídia, é no ponto-de-venda que as marcas podem se expor.
Qual o perfil do comprador destes artigos? As mulheres são a maioria: 96%. O poder de decisão é sempre delas, mesmo quando o marido ou os filhos vão às compras junto.
Quem mais investe em roupa de cama, mesa e banho são pessoas na faixa dos 40 anos. As consumidoras nesta idade gastam cerca de 24% a mais do que a média. Artigos como lençóis e toalhas de mesa são considerados essenciais para as classes mais baixas. A diferença de gasto com estes artigos entre as classes A e E varia seis vezes. Já a renda das duas classes chega a variar 45 vezes.
Os campeões de vendas, neste setor, são os jogos de cama e as toalhas de banho.