Revista O Empresário / Número 105 · Fevereiro de 2007
1. Perda de tempo- Fazer o cliente esperar é uma das coisas mais inaceitáveis que existe, mas ajudar o cliente a ganhar tempo pode fazer toda a diferença.
2. A relação com as normas- A frustração ligada às normas e procedimentos burocráticos das empresas tem o efeito de criar um estado permanente de rebeldia nos clientes.
3. A relação com o outro - As pessoas não suportam os mal-educados. Um olhar um pouco duro, uma palavra violenta e o cliente se sente vítima. Ou se torna agressivo e “mostra suas garras” ou vai embora para nunca mais voltar.
4. A assimetria- As pessoas não suportam mais as assimetrias. Os clientes não querem pagar mais ou ter menos direitos que os outros.
5. Tudo sempre ao alcance da mão e em abundância - Os clientes estão convencidos de que têm direito a tudo. O principal motivo de abandono de um ponto-de-venda, por exemplo, é a falta de estoque de produtos. O esforço para ter aquilo que é devido parece insuportável e, por isso, frustante.
6. A inaceitável imperfeição - As coisas devidas não podem ser imperfeitas. Em busca de prazer, as pessoas recusam a possibilidade da incerteza. Nada as frustra mais do que ter de admitir que a ordem natural das coisas não pode ser controlada.
7. A frustração da frustração - Quando o indíviduo frustrado não pode exprimir o que sente, ele sofre. Diante da impossibilidade de exprimir isso, ocorre uma outra frustração. Sua intensidade é de uma força insuspeita e pode criar efeitos incontroláveis.