Revista O Empresário / Número 103 · Novembro de 2006
por Juedir Teixeira
O mix de marketing ou os 4Ps do marketing continua sendo de suma importância para a análise do desempenho de uma operação varejista, pois qualquer que seja o tipo de varejo, sempre é possível fazer essa avaliação.
Sempre que vou prestar consultoria a uma empresa varejista, procuro analisar dessa forma, para identificar onde existe de fato a oportunidade de melhoria. Muitas vezes, sou contratado para resolver um problema de treinamento de equipes de venda e o problema está no produto ou o contrário.
Para quem não é especialista em marketing, é importante salientar que qualquer que seja o produto, para ser comercializado com sucesso, necessita dos 4Ps, devendo haver uma verdadeira harmonia na ênfase dada a cada um. São eles:
» Produto – Variedade, qualidade, design, embalagem características, nome de marca, tamanhos, serviços, garantia e devoluções.
» Preço – Preço nominal, desconto, concessões, prazo de pagamento, condições de crédito.
» Ponto-de-venda – Canais, cobertura, variedade, ponto-de-venda, estoque e transporte.
» Promoção – Promoção de venda, propaganda, força de venda, relações públicas e marketing direto.
Faça uma análise do mix de marketing da sua empresa e identifique entre os 4Ps quais são os que você precisa melhorar e o que fazer para introduzir as melhorias necessárias? Normalmente o varejista é bom de produto, notadamente o segmento de moda.
Com relação ao preço, em função da maioria das operações, não usar o sistema de gerenciamento de estoque por categoria acaba adotando um markup único para todas as linhas de produtos e muitas vezes perde competitividade em uma linha e lucratividade em outra. O importante seria adotar markup diferenciado para cada categoria de acordo com as características do mercado.
Quanto ao ponto-de-venda, normalmente está localizado de acordo com o público-alvo da marca, seja em shopping center ou loja de rua.
Certamente, a maior oportunidade de melhoria está concentrada no “P” da promoção, pois exploramos muito mal as oportunidades do local estratégico para o desenvolvimento do negócio: o ponto-de-venda.
Segundo o POPAI Brasil, 85% das decisões de compras são tomadas pelo consumidor brasileiro no ponto-de-venda, sendo essa a mais alta porcentagem entre os países pesquisados. E o preço não é o único fator determinante, razão pela qual as ações de marketing, investimento em design, embalagem, vitrine e exposição de produtos podem fazer toda a diferença.
No ponto-de-venda, é importante que sejam utilizados os cinco sentidos, dos quais cito algumas dicas:
» Visão – 70% da nossa percepção é visual. Podem ser trabalhados a iluminação, as cores, as gôndolas, displays, vitrines e outros.
» Olfato – Ingredientes específicos de perfumes de acordo com a personalidade da empresa e seus produtos devem ser explorados.
» Tato – Textura dos materiais, temperatura climatizada ou permitir que o cliente toque o produto, são muito importantes de serem explorados.
» Audição – A música ou som em geral tem de estar em sintonia com a personalidade da loja.
» Paladar – A degustação sempre funciona.
O varejista de sucesso é normalmente aquele que consegue harmonizar o mix de marketing, tem uma equipe com alto nível de excelência em atendimento e serviços ao cliente e conseguem explorar de forma adequada todas as possibilidades da mídia no ponto-de-venda.
(notícia exclusiva on line)