Revista O Empresário / Número 103 · Novembro de 2006
Para chamar a atenção dos consumidores e, conseqüentemente, aumentar as vendas, os empreendedores têm investido em ações promocionais.
O material ganha importância diante do fato de que 85% das compras são decididas dentro do estabelecimento.
Um estudo comparativo realizado no Brasil, pelo Instituto Popai, deixa claro que com ações promocionais os consumidores se animam na hora da compra. O brasileiro adora promoções como “leve três e pague dois”. Os resultados são sempre significativos.
A pesquisa revela ainda que a memorização de cartazes de ofertas ou promoções no ponto-de-venda chega a 50%. Enquanto que 86% dos consumidores costumam ler os encartes e tablóides com promoções. Desses, 45% afirmam planejar as compras através de impressos e 91% aproveitam as ofertas veiculadas por este tipo de mídia.
Outra ação importante que beneficia as vendas é a redução de preços. Neste caso, o aumento é de 35%.
No momento da compra, o consumidor só interage com 10% dos produtos. Em um mercado, por exemplo, são necessários apenas cinco segundos para que o consumidor analise a gôndola inteira.
ESTRATÉGIAS:
* 10% de desconto = aumento de 35% nas vendas
* 10% de desconto + mídia= aumento de 130% nas vendas
* 10% de desconto + display = aumento de 200% nas vendas