Revista O Empresário / Número 103 · Novembro de 2006
Um exame pode salvar uma vida. Um check up completo pode poupar muitas outras. Sobretudo depois dos 40 anos, é preciso ficar alerta e seguir à risca a cartilha da prevenção, pregam os médicos. É hora de saber o que fazer e quais especialistas procurar com a chegada da meia-idade.
Para a geriatra Tânia Guerreiro, doutora em Biociências pela Uerj, o primeiro passo é procurar um médico generalista (clínico ou geriatra), que possa traçar um perfil do paciente a partir de seus hábitos de vida e de seus antecedentes familiares. "Com base nisso, podemos prevenir muitas doenças e definir os exames a serem realizados mais cedo", destaca Tânia.
De acordo com o geriatra Vicente Spínola Dias Neto, responsável pelo setor de Geriatria da PUC-SP, a principal função desse especialista é proporcionar qualidade de vida ao paciente de uma forma preventiva. Ele explica que o profissional possui uma visão geral do indivíduo, trabalhando os seus aspectos biológico, social e psicológico.
Tânia Guerreiro investiga os hábitos alimentares, as horas de sono, a rotina no trabalho e em casa, como o paciente usa o tempo do lazer, se faz atividade física. "Quando o paciente se conhece e cuida do seu corpo, da sua alimentação, é bem provável que encare melhor a meia-idade e as alterações hormonais que dela decorrem", explica a especialista.
Da mesma forma, uma vida estressante, aliada a sedentarismo e má alimentação, contribui para o adoecimento. Por isso, Tânia não abre mão do exame físico, no qual avalia o peso e a relação com a altura do paciente. Isso porque, a partir dos 40 anos, o ser humano perde, em média, um centímetro por década e fica propenso a ganhar mais peso em função das mudanças metabólicas. Também entram em xeque a pressão arterial e a pele do paciente.
Para as mulheres, a geriatra sugere que, anualmente, sejam feitos a mamografia, o exame papanicolau e a densitometria óssea, já que elas estão mais propensas à osteoporose. Aquelas que já chegaram aos 50 devem fazer, também, uma colonoscopia, que pode revelar possíveis tumores no intestino.
Já os homens devem examinar a próstata regularmente, por meio do toque retal, e auto-avaliar os próprios testículos, porque, segundo Tânia, o câncer nessa região é comum entre homens mais novos. Uma vez por ano também deve ser realizado o exame para detectar o PSA, substância presente no sangue quando se tem câncer de próstata.
Vicente Spínola diz que é preciso investigar, também, a tireóide. "Cerca de 7% da população com mais de 50 anos apresenta algum problema na glândula. Isso é visto no próprio exame de sangue", destaca o geriatra, que aconselha ainda a realização do eletrocardiograma e do teste ergométrico, para avaliar o coração.
Os dois geriatras defendem ainda que homens e mulheres façam, anualmente, um exame oftalmológico e um hemograma, além de avaliar as taxas de glicose e colesterol. O dentista deve ser procurado de seis em seis meses.
Veja a lista dos exames:
Para elas:
Mamografia
Papanicolau
Densitometria óssea
Para eles:
Toque retal
PSA
Auto-exame dos testículos
Para ambos:
Avaliação física
Pressão arterial
Eletrocardiograma
Teste ergométrico
Exame oftalmológico
Exame dentário
Hemograma
Colesterol
Glicose
Tireóide