Revista O Empresário / Número 103 · Novembro de 2006
Tome cuidado, você está sendo observado, e não são as câmeras de vilância, mas, sim, assaltantes prontos para colocar as mãos no seu notebook.
Nos últimos sete anos, o roubo dos aparelhos é a segunda causa de perdas financeiras vinculadas à área da tecnologia da informação, perdendo apenas para os danos causados por vírus.
No Brasil, o número de notebooks cresceu nos últimos anos. Seu alto valor, que pode ultrapassar os R$ 10 mil, faz deles uma presa valiosa para os criminosos. Nas ruas de São Paulo, as quadrilhas utilizam motoqueiros que seguem e atacam a vítima no trânsito. Engarrafamentos e semáforos são os locais de maior risco.
DICAS DE SEGURANÇA
1 Evite usar a maleta original do notebook.Procure carregar o equipamento em uma mochila, ,envolvendo-o em uma proteção como plástico-bolha ou uma espuma.
2 Não utilize o notebook no trânsito, de acordo com especialistas, isso facilita a ação dos assaltantes especializados nesse tipo de roubo, tornando você em um alvo fácil.
3 Não descuide do seu notebook nas filas de embarque dos aeroportos ou nos saguões dos hotéis. Permaneça sempre junto de sua bagagem e mantenha atenção quando falar ao telefone.
4 Avalie se é realmente necessário carregar o laptop para o escritório diariamente. Se precisar usar arquivos pequenos, armazene-os em um pen drive ou copie-os em um CD ou um DVD.
5 Quando levar o notebook no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento. Avise o motorista para que ele também fique atento às motocicletas.