Revista O Empresário / Número 103 · Novembro de 2006
Sites de empregos estão se tornando um local bastante visado por ladrões de identidade.
Nos Estados Unidos, o Federal Bureau of Investigation (FBI, a polícia federal americana) disse em julho que está investigando uma série de casos que envolvem esquemas fraudulentos em sites de emprego. Num exemplo citado pelo FBI, algumas pessoas estão pegando currículos apresentados na Web com números de identidade e outros detalhes pessoais e usando a informação para solicitar cartões de crédito e empréstimos no nome dos candidatos a emprego. Em outro exemplo, elas enviam a um candidato um email dizendo-se um recrutador ou uma empresa que quer saber detalhes pessoais para uma checagem antes da contratação.
Como os problemas de roubo de identidade não costumam ser fáceis de resolver, a prevenção pode poupar-lhe tempo e dinheiro.
Quando você põe um currículo na internet, elimine toda informação pessoal. Os cibercriminosos têm conseguido acesso a bancos de dados de currículos e os vasculhado em busca de números de identidade e outras informações pessoais.
Como os fraudadores são conhecidos por colocar anúncios de emprego falsos, remova também os dados pessoais dos currículos que você submete a potenciais empregadores.
Dois métodos muito usados pelos criminosos são pedir aos candidatos que forneçam dados para uma checagem do histórico ou para abrir uma conta de depósito do salário. Na maioria das circunstâncias, você não deve concordar que chequem seu histórico até ter sido entrevistado pessoalmente, nem abrir conta de depósito direto do salário até que tenha sido contratado.