Revista O Empresário / Número 181 · Agosto de 2013
Segundo o consultor de marketing na empresa Estratégi.ca, Estêvão Soares Custódio, você, vendedor, não tem que aceitar tudo o que o cliente impõe, e deve agir de forma clara, sendo honesto e direto com ele, definindo “regras” de como será a negociação. Segundo ele, existem situações inconvenientes em que você pode demitir cliente ruim.
São elas:
1. Ele insiste que você faça algo que não é ético.
Ok, você precisa do trabalho, certo? Por isso, muitos clientes se vêem no direito de pedir o que quiser e acham que a vontade soberana deles tem que ser cumprida a qualquer custo. Não se deixe enganar, mantenha sempre sua integridade e saiba trabalhar sempre de forma ética, de acordo com o seu ambiente. Posteriormente você colherá bons frutos.
2. Sempre o paga atrasado
Se o cliente pega serviços com frequência e já se acostumou a atrasar, dê um adeus na próxima oportunidade e vá atrás de novos negócios. Respeito é bom e você também gosta!
3. Sempre foca na redução do seu preço
Cliente que vive falando: “Ah, tá muito caro”! “Nossa, vem com band-aid? Que facada hein”! Uma hora você acaba acreditando que o seu preço está sempre acima, mesmo não estando. Então, olho aberto.
4. Tenta fazê-lo trabalhar de graça Como isso é horrível, não? Você terminou um projeto, finalizou exatamente nas especificações do cliente e ele surge com ideias de incluir um detalhe aqui outro lá e aí, você com medo de não receber o pagamento merecido, faz o que é pedido.
Fuja! Esse tipo de cliente faz você trabalhar 2x mais, sem receber por isso. Você pode evitar isso com um bom contrato assinado por ambos.
5. Organização com políticas e regras que possibilitam o seu sucesso
Há de se considerar os diversos fatores de confidencialidade, segurança e canais de comunicação que trabalham de forma inconsistente e que vão levar seu trabalho ao fracasso sem muito esforço, portanto, abra o olho para os detalhes que estão nas entrelinhas dos contratos e corra deles quando necessário.
6. Personalidade não compatível
Como é a sua personalidade? Você é uma pessoa amigável, fácil de lidar, que sabe o seu lugar? E o seu cliente? Como é a personalidade dele? Se for incompatível meu amigo, a probabilidade do seu trabalho virar um grande e gigantesco fracasso será potencializada.
Possuir um bom relacionamento é fundamental para o sucesso do seu projeto, tudo flui melhor e, é claro, considere que você não é obrigado a aguentar todo mundo, você está fornecendo um serviço agora, você conquistou isso!
7. Ele o diminuiu e/ou o insultou Educação é princípio básico para qualquer relacionamento funcionar, se não é possível encontrar isso no seu cliente, deixe-o encontrar alguém que seja compatível com ele. É muito diferente se dar ao respeito e ser sensível ao extremo.
Tem um limite entre expressar um momento de raiva com palavras e ser insultado. Corra o mais rápido que puder, pois esse tipo de cliente alem de arruinar o seu trabalho com certeza vai acabar com o seu bom humor.