Revista O Empresário / Número 171 · Outubro de 2012
Os idosos estão voltando ao mercado de trabalho com tudo. Pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Hays, aponta que 20% das companhias contratam profissional aposentado.
O motivo: falta de mão de obra qualificada, redução de custos e, principalmente, amplo conhecimento técnico. “É comum as empresas, por questões estratégicas, optarem por trocar dois profissionais juniores por um sênior, que trará mais expertise para o negócio. Principalmente quando a companhia passa por um período de contenção de gastos e que precisa dar uma guinada no mercado”, comenta o gerente de expertise da Hays, André Magro. Segundo o especialista, principalmente as áreas técnicas como de engenharia e de finanças e comercial estão bastante interessadas nesse público. Magro estima que o mercado ficará ainda mais aquecido para os profissionais com mais de 60 anos nos próximos oito anos por causa do aumento da demanda.
Na opinião da vice-presidente da ANRH Elaine Saad, vários fatores vêm contribuindo para o retorno de pessoas com mais de 60 anos ao mercado de trabalho. O primeiro, segundo ela, é a escassez de mão de obra. “Há profissionais no mercado, mas não com o domínio técnico e de gestão deste público. Com a velocidade que as coisas estão caminhando, não há tempo suficiente para formar pessoas e atender o mercado.” Outro ponto favorável é a ascensão meteórica da geração Y, que vem assumindo cargos de chefia. “Eles não têm a vivência necessária para ocupar certas posições e muito da experiência profissional que temos é o do conhecimento de vida”. De acordo com Elaine, o mercado também vem abrindo oportunidades para cargos antes ocupados apenas por jovens como caixas e atendimento. “São pessoas maduras e que gostam de lidar com pessoas. Principalmente a simpatia e atenção especial que eles dão ao cliente vêm sendo apreciada pelas companhias, que necessitam de profissionais com esse perfil.”