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Revista O Empresário / Número 171 · Outubro de 2012



1. Seriedade - Encare a venda on-line com muita seriedade. O nome é virtual, mas o trabalho é real.
2. Especialização - Procure um nicho para explorar. Quanto mais específico o seu negócio, maior a chance de sucesso na internet.
3. Concorrência - Fuja dos produtos vendidos em grandes magazines.
4. Investimento em tecnologia - Na hora de comprar a sua plataforma de loja, fique atento, nem todas são tão boas quanto parecem. Escolha muito bem o seu parceiro. Tecnologia é muito importante para que uma loja on-line esteja preparada para um rápido crescimento.
5. Formas de pagamento - Inicie o seu site de vendas com maior número de parcerias (Visa, Mastercard, American Express, entre outras) para facilitar a compra do e-consumidor.
6. Confiabilidade - Esteja na e-bit, consultoria que classifica as lojas virtuais no Brasil. Só assim, mesmo ainda pequena, os clientes irão confiar em sua loja. Não economize nos selos de segurança.
7. Teste o seu portal - Antes de colocar o site no ar, faça testes e verifique se a entrega chega em pelo menos três dias ao cliente. Esse é um fator importantíssimo para a satisfação dele.
8. Organização - Lembre-se dos pilares de um site de vendas: atendimento ao cliente, divulgação digital, logística e administrativo.
9. Marcas - Alie-se a marcas reconhecidas em sua área de atuação para conquistar a confiabilidade do e-consumidor e oferecer produtos de qualidade.
10. Estoque - Cuide do seu estoque e da logística para o atendimento ágil ao e-consumidor. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica.
11. Atração e retenção de clientes - Invista em marketing e meça cada detalhe das campanhas digitais, otimize as estratégias do dia a dia.
12. Invista - Contrate uma consultoria especializada em vendas on-line, isso ajuda muito o pequeno empreendedor a errar menos no início.
(Natan Sztamfater é especialista em marketing digital).
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