Revista O Empresário / Número 145 · Agosto de 2010
Todo mundo tem celular. Bem, quase todo mundo, mas no ambiente corporativo é difícil achar alguém que não utilize o aparelho, e junto com ele vêm as mensagens, as chamadas fora de hora e os toques irritantes: que normalmente não condizem com o trabalho. Procure saber como é a política da empresa para esta questão. Há algumas que proíbem o uso do celular.
Se esse não é o seu caso, deixe o aparelho no silencioso, com o dispositivo de vibracall, principalmente se você tiver toques com músicas, barulhos incomuns ou hinos de times de futebol, que devem ser evitados a todo custo.
Urgente. Em reuniões, só atenda se a ligação for urgente e, mesmo assim, deixe avisado no início do encontro sobre a possibilidade de uma chamada importante. Ao atender, peça licença e saia da sala. Se você for o condutor da reunião, desligue o celular. Lembre-se de que no encontro, todos estão ali para ouvi-lo.
No escritório, se você for sair do seu posto de trabalho mesmo que por alguns instantes, leve o telefone com você. Se o aparelho começar a tocar, vai incomodar a todos os seus colegas de trabalho. Isso vale principalmente para quem tem o toque no estilo crescente, que fica mais alto a cada chamado.
Modere também no número de ligações recebidas: avise a seus familiares e amigos sobre seu horário de trabalho e peça para que liguem após o expediente. Seja discreto ao utilizar o celular na empresa. Ninguém precisa ouvir sua conversa. O funcionário deve ter critérios. Mesmo que a companhia permita as ligações, é ruim você ficar conversando no ambiente coletivo de trabalho, e ficar saindo e voltando a toda hora é pior ainda.