Revista O Empresário / Número 145 · Agosto de 2010
É muito comum ouvir a frase: “Tive uma ideia de negócio genial! Não posso explicá-la, porque se alguém roubá-la eu morro!”. Essa pessoa acaba sempre contando a ideia a outro – é claro, mas não antes de fazê-lo jurar que não vai contá-la a ninguém.
=>Nunca coloque todas as suas esperanças na ideia. O importante não é a ideia, mas a forma dela. Você só conseguirá testá-la mostrando-a e conversando com o maior número de pessoas possível.
=>Não se concentre no que vai vender, mas em por que os clientes vão comprar de você.
=>Não há apenas uma forma de tornar uma ideia vencedora, mas há também um modelo de negócio que a torna viável. É fundamental unir ambas as coisas.
=>Normalmente, a ideia é imutável, mas sua forma varia ao longo do tempo. É preciso ter flexibilidade e humildade para modificá-la, tanto no início quanto durante as atividades.
Fonte: Extraído e adaptado da obra "O livro negro do empreendedor: depois não diga que não foi avisado", de Fernando Trias de Bes