Revista O Empresário / Número 126 · Dezembro de 2008
O principal objetivo de um empresário é definir a estratégia do seu negócio.
O conceito de Cliente Oculto torna-se fundamental para a área de Marketing, como controle perene da qualidade do serviço. Os produtos finais gerados devem ser motivo de estudo não só pela área, mas pela empresa como um todo, fazendo parte da estratégia corporativa.
É uma técnica de pesquisa interativa utilizada para monitorar o atendimento como um todo (serviço, atratividade ambiente, produto, etc...) ao cliente sob o ponto de vista do consumidor final, utilizando pesquisadores terceirizados e treinados, que irão atuar como clientes.
Este serviço mostra qual é a percepção do cliente nas diversas situações de consumo do dia-a-dia, utilizando um breve roteiro de avaliação e profissionais experientes que atuarão como consumidores.
Sua aplicação é principalmente tática e operacional, pois parte dos valores e quesitos mais importantes sob a ótica do consumidor final, diferente das conhecidas Pesquisas de Satisfação onde sua característica estratégica foca os quesitos que as empresas desejam estudar nos consumidores.Permite à área executar:
1=>Treinamentos em: técnicos de vendas, habilidades interpessoais, conhecimento de produtos, etc.
2=>Fazer feedback para membros da equipe buscando evolução nas itens avaliados insatisfatoriamente.
3=>Ajustar campanhas de vendas e ações de marketing identificando pontos falhos sob o ponto de vista do cliente.
4=>Padronização ou nivelamento de: pessoal, processos, atendimento, estrutura, recursos de trabalho etc.
5=>Melhoria de atendimento por meio das informações disponibilizadas pelo serviço.
6=>Promover engajamento organizacional orientado a clientes.