Revista O Empresário / Número 126 · Dezembro de 2008
1 - Aprenda a seguir os desejos da sua empresa, de seus clientes, de sua equipe, e fazer com que todos convirjam para um mesmo ponto.
2 - Lute para que todos foquem no que é melhor para a equipe e a empresa, e não no que é melhor para você.
3 - Aprenda com cada situação que você passar, seja ela boa ou ruim. Cada acontecimento é uma oportunidade para repetir o sucesso e evitar os fracassos daqui para frente.
4 - Tenha algumas pessoas em quem você confia para pedir conselhos. Liderança não significa estar sempre certo ou ter as respostas instantaneamente a cada momento. Liderar signifca ouvir opiniões, refletir, e escolher a mais adequada para o momento. Mesmo que, a princípio, seja contrária ao seu primeiro pensamento.
5 - Lidere pelo exemplo. As pessoas vão fazer o que você quer apenas se você realizar aquela ação, viver aquela forma de trabalhar dia a dia.
6 - Desde o início, procure delegar tarefas para sua equipe. Eles responderão bem à confiança que você deposita neles.
7 - Foque no futuro. Um líder deve trabalhar para assegurar que a empresa esteja melhor amanhã do que hoje.