Revista O Empresário / Número 126 · Dezembro de 2008
Você precisa da lei ou de juízo para não colocar a sua vida em risco?
Pode ser irônico, mas muitas pessoas ignoram a segurança em suas atitudes. Acostumados a procurar soluções fáceis, não se importam com os cuidados que devem tomar com a instalação elétrica em sua casa ou empresa.
A mistura perigosa de água e eletricidade já causou inúmeras mortes, relatadas pela imprensa muitas vezes como fatalidade.
Hoje, existe, à disposição dos precavidos, um dispositivo chamado DR (Diferencial Residual) que instalado no imóvel protege contra choques elétricos. Vamos ser claros: SALVA A SUA VIDA.
Por tudo isto a norma brasileira NBR – 5410 obriga a instalação dos disjuntores DR nos seguintes casos:
a – circuitos que sirvam a pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro.
b – circuitos que alimentam tomadas de corrente situada em áreas externas à edificação.
c – circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior.
d – circuitos de tomadas de corrente de cozinhas, copas – cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e, no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens.
Um engenheiro eletricista poderá avaliar o estado das suas instalações e elaborar um projeto elétrico com o objetivo de evitar acidentes, adaptando a residência ou prédio comercial com circuitos adequados.
A tragédia do descaso pode causar tristeza e um processo. Não acredite nos “profissionais” que aprenderam, na prática, a mexer com a eletricidade, que afirmam que isto é um exagero. Sua vida vale muito e este DR cobra muito pouco e atende em qualquer horário, sem reclamar.